Subsídio de risco. Polícias em protesto quinta-feira junto à reunião do Conselho de Ministros.
Concentração no Palácio da Ajuda, em Lisboa, vai decorrer entre as 10h00 e as 12h00, seguindo-se, mais tarde, outra manifestação na Praça do Comércio, perto dos Ministérios da Administração Interna e das Finanças.
Os polícias da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), num leque de 13 sindicatos, vão manifestar-se esta quinta-feira junto ao local em que vai decorrer a reunião do Conselho de Ministros, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, com o objectivo de mostrarem o seu desagrado perante a proposta dada pelo Governo para o subsídio de risco destas forças de segurança: valores entre os 48 e 68 euros.
A concentração no Palácio da Ajuda, em Lisboa vai decorrer entre as 10h00 e as 12h00, seguindo-se, mais tarde, outra manifestação, das 18h00 às 21h00 na Praça do Comércio, perto dos Ministérios da Administração Interna e das Finanças, onde vai ser entregue um memorando conjunto com as reivindicações.
“O ‘valor’ da vida e da integridade física dos profissionais da PSP e GNR não pode ser inferior ao de outras polícias e há uma relação directa entre o risco e o número de agressões e mortes ocorridas em serviço. Além disso, as estatísticas dizem-nos que PSP e GNR são as profissões que em Portugal mais mortes e agressões sofrem”, lê-se num comunicado ao qual o NOVO teve acesso, no qual é sublinhado que a proposta defendida pelos sindicatos é de 430,39 euros de subsídio de risco “pago em 14 meses anuais, indexado ao IAS [Indexante dos apoios sociais] e um valor único pago a todos”.
Ao NOVO, recorde-se, o presidente da Organização Sindical dos Polícias (OSP) da PSP, Pedro Carmo, explicou que este valor “é o ponto de partida para negociação”. “É a proposta dos sindicatos equivalente a atribuído aos outros serviços de segurança”, reforçou.
Os sindicatos policiais estão a realizar concentrações diárias, como forma de protesto, e esta quarta-feira decorrem vigílias em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, entre as 16h30 e as 18h30.
Localização
Não disponível
- Tipo: Outros